Crianças que dormem menos de nove horas têm capacidade de aprender afectada

23-12-2011 18:46

 

19 Setembro 2011

Fonte: TVI 24

 

Crianças em idade escolar que dormem menos de nove horas por noite têm mais probabilidades de sentir dificuldades de aprendizagem e não conseguem usar na escola todas as suas capacidades.

Há uma diferença significativa na facilidade com que aprendem entre as crianças que dormem menos de nove horas e aquelas que dormem entre nove e onze horas por noite.

É a conclusão de um estudo realizado na Universidade Autónoma de Barcelona que procurou estabelecer uma ligação entre as horas de sono e o desenvolvimento e rendimento intelectual das crianças. Para isso avaliou os padrões de sono e resultados escolares de 142 crianças com seis e sete anos de idade.

Competências essenciais para aprender, como a memória, a compreensão e a motivação, são afectadas pelo défice de sono ou pela falta de padrões regulares na hora de deitar e acordar. A ortografia, a gramática e a compreensão de textos exige mais esforço às crianças que dormem menos. Mas também a capacidade de raciocínio para resolver problemas básicos de matemática é afectada.

Por tudo isto, os autores do estudo deixam um alerta para que os pais passem a valorizar a hora de ir para a cama e a assegurar que os filhos durmam o suficiente, de forma regular. Essa não é uma questão menor pois irá afectar não só o sucesso escolar das crianças, mas também todo o seu bem-estar.

Existe uma enorme consciência social e por parte dos pais dos riscos associados a demasiadas horas de televisão ou videojogos, da Internet ou da alimentação pouco saudável. Mas ainda não existe, na opinião dos autores do estudo, a mesma consciência em relação ao défice de sono e à necessidade de ir para a cama à mesma hora todas as noites.

 

 


 

 
 

 


Crie o seu site grátis Webnode