A terapia das compras para os mais velhos
Boas notícias para quem gosta de fazer compras, sobretudo para os mais velhos. Um estudo indicou que este tipo de actividade pode ser benéfico para a saúde, na medida em que, "normalmente, envolve actividade física, interacção social com outros consumidores e mantém o indivíduo mentalmente activo".
Este trabalho, conduzido por cientistas de Taiwan e publicado no “Journal of Epidemiology & Community Health”, analisou 1800 homens e mulheres com idade superior a 65 anos que moravam sozinhos. Os resultados indicaram que, mesmo tendo em conta factores como mobilidade física e capacidade cognitiva, os indivíduos que vão às compras diariamente têm maior longevidade do que aqueles que não o fazem com tanta frequência.
Segundo os especialistas, a "terapia das compras" representa uma oportunidade de se exercitar, manter uma dieta saudável e uma vida social activa. "Fazer compras normalmente tem a finalidade de lazer, com um potencial de aumento no bem-estar", referiram no estudo coordenado por Yu-Hung Chang, do Instituto de Ciências de Saúde Populacional de Taiwan.
Acrescentaram ainda que, relativamente a outros tipos de actividades que combinam lazer e exercícios físicos, mas que, em geral, requerem motivação e algumas vezes instrução profissional, o acto de fazer compras é uma alternativa fácil de ser realizada e mantida.
Este estudo cruzou os dados de um inquérito feito em 1999 e 2000, no qual os entrevistados referiam qual frequência com que iam às compras. Depois disso, a equipa de investigadores acompanhou a longevidade dos entrevistados através do registo nacional de óbitos, entre 1999 e 2008.
Fonte: Ciência Hoje