A terapia das compras para os mais velhos

16-06-2011 10:36

Boas notícias para quem gosta de fazer compras, sobretudo para os mais velhos. Um estudo indicou que este tipo de actividade pode ser benéfico para a saúde, na medida em que, "normalmente, envolve actividade física, interacção social com outros consumidores e mantém o indivíduo mentalmente activo".

Este trabalho, conduzido por cientistas de Taiwan e publicado no “Journal of Epidemiology & Community Health”, analisou 1800 homens e mulheres com idade superior a 65 anos que moravam sozinhos. Os resultados indicaram que, mesmo tendo em conta factores como mobilidade física e capacidade cognitiva, os indivíduos que vão às compras diariamente têm maior longevidade do que aqueles que não o fazem com tanta frequência.

Segundo os especialistas, a "terapia das compras" representa uma oportunidade de se exercitar, manter uma dieta saudável e uma vida social activa. "Fazer compras normalmente tem a finalidade de lazer, com um potencial de aumento no bem-estar", referiram no estudo coordenado por Yu-Hung Chang, do Instituto de Ciências de Saúde Populacional de Taiwan.
Acrescentaram ainda que, relativamente a outros tipos de actividades que combinam lazer e exercícios físicos, mas que, em geral, requerem motivação e algumas vezes instrução profissional, o acto de fazer compras é uma alternativa fácil de ser realizada e mantida.

Este estudo cruzou os dados de um inquérito feito em 1999 e 2000, no qual os entrevistados referiam qual frequência com que iam às compras. Depois disso, a equipa de investigadores acompanhou a longevidade dos entrevistados através do registo nacional de óbitos, entre 1999 e 2008.

Fonte: Ciência Hoje


Crie o seu site grátis Webnode