Formação 2013

WORKSHOP

HUMANITUDE - UMA METEDOLOGIA DA RELAÇÃO

 
 

A Serpessoa tem o prazer de anunciar para o próximo dia 13 de Julho de 2013, Sábado, a realização de uma workshop em HUMANITUDE – UMA METODOLOGIA DA RELAÇÃO - da responsabilidade do Enfermeiro Rafael Alves e da Psicóloga Lourdes Barbosa. 

INFORMAÇÕES

Data da realização do workshop: 13 de Julho 2013

Destinatários: Profissionais de Saúde ou áreas afins, Cuidadores e Estudantes Ensino Superior(*)

Horário: 9.30 às 17.30. Intervalo para Coffe-break e almoço (livres).

Local: do Mosteiro de Sta. Maria. Qta. Do Frade (Monjas Dominicanas) à Praça Rainha D. Filipa,

                1600-681 Lisboa. T: 21 758 96 12

Investimento: 35 euros S/ Iva. Inscrições no próprio dia: 40 euros S/ Iva.

                               Em numerário ou por transferência bancária NIB: 003501590008406423007

Contactos: www.lourdesbarbosa.com

                serpessoa.psicologia @ gmail.com – 910219078 / 963478297

                lauraf45@gmail.com - 962337322

                www.humanitude.pt

 

Segundo as projecções do INE em Portugal,  "o número de idosos com mais de 65 anos será de 2,95 milhões em 2050, (...) em 2046 a proporção de população jovem reduzir-se-á a 13% e a população idosa aumentará dos actuais 17,2% para 31%".

Actualmente, o idoso ainda surge nas representações sociais sobre a velhice como um ser frágil, dependente (emocional e financeiramente), improdutivo, pobre, assexuado, infantil e esquecido.

Agravando esta percepção, as doenças associadas ao envelhecimento, possibilitam o aparecimento na pessoa idosa de sentimentos de vazio social, dependências - familiar, económica, social, cultural, política e de exclusão social.

Toda esta problemática causa inúmeros sofrimentos ao idoso, contribuindo significativamente para a estigmatização, o isolamento e a marginalidade, levando-o à tristeza e depressão. Depreciado, aliena-se de tudo o que o rodeia, terminando a sua vida em isolamento geográfico, familiar, e sociocultural.

Para que "os nossos maiores" usufruam de uma melhor qualidade de vida - saúde física, psicológica e espiritual - urge estimulá-los através de actividades psicomotoras (educação física), de estimulação cognitiva (leitura, música, pintura, etc.), técnicas de relaxamento e de meditação (o envelhecimento activo). Estes afazeres e “bemfazeres” optimizarão a auto-estima, a autoconfiança e a auto-imagem e a alegria de viver.

Os Cuidados em Humanitude referem-se a uma nova abordagem no cuidar do Ser idoso, acamado ou muito debilitado no sentido de lhe promover a parte da autonomia e o do bem-estar mesmo em caso de doentes demenciados. A filosofia da Humanitude suporta a abordagem de Metodologia de Cuidados de Gineste-Marescotti que tem sido implementada em Portugal.

A Metodologia de Cuidados Ginesti-Marescoti, que conta com mais de cento e cinquenta técnicas, tem produzido mudanças assinaláveis na cultura das instituições onde foi implementada e obtido resultados significativos, convidando os cuidadores a uma reflexão ética e a promover a profissionalização da relação entre cuidador e pessoa cuidada.  

Faça aqui o download do Flyer do curso:

Flyer Workshop Cuidadores_13_07_2013.bmp (1,5 MB)

 

A SERPESSOA tem uma vasta experiência na área da formação, tendo organizado diversos cursos em Lisboa e Porto, em áreas tão diversas como: Hipnose Clínica, Hipnose Regressiva, Terapia Regressiva Aplicada à Criança, Body Wisdom, Psicologia Positiva, entre outras, tendo contado com especialistas de renome nacional e internacional, em que se destacam Paul Aurand e Hans TenDam.

 

Lourdes Barbosa e Paul Aurand no Curso de Hipnose Clínica. O norte americano foi considerado o terapeuta do ano nos Estados Unidos da América em 2008. Ministrou também o curso de Body Wisdom.

Hans TenDamHans é um dos fundadores a nível mundial da terapia regressiva. Formador internacional, escritor de referência no tema, foi fundador do World Congress on Regression Therapy e da European Association for Regression Therapy (EARTH) de que é o actual presidente.  Ministrou o Curso de Terapia Regressiva.

 

Alice Cabral é licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Docente no Mestrado de Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante (Faculdade Lusófona) e nas pós-graduações de Hipnose Clínica (Faculdade Medicina de Lisboa).

Ministrou o Curso de Terapia Regressiva Aplicada à Criança.

 

Catarina Rivero é Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Formou-se em Terapia Familiar. Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Fundadora da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva.

Ministrou o Curso de Psicologia Positiva.